DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: 4 documentários para aprender e refletir

6 séries curtas para maratonar de uma vez
maio 2, 2019
Exibir tudo

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: 4 documentários para aprender e refletir

Confira produções que ensinam e fazem refletir com imagens impressionantes

Com a internet e serviços de streaming (Alô, Netflix), está cada vez mais fácil achar aquele documentário interessante que foi indicado por um amigo ou então o que você ouviu falar que ganhou uma premiação no ano passado.

Mas se você está sem nenhuma indicação em mente e precisa de sugestões, segue uma lista de quatro documentários com temática ambiental. Eles contam com ótimas produções e fogem do estereótipo que documentário é uma coisa chata.

1- Chasing Ice (2012)

Apesar das várias provas e dados científicos, algumas pessoas ainda se recusam a acreditar que o aquecimento global está acontecendo. Se você é uma dessas pessoas, Chasing Ice vai mudar sua opinião. Usando mais que tabelas, dados e gráficos, o longa muda a visão de quem o assiste sobre o real impacto do aumento das temperaturas globais. 

Sinopse: O fotógrafo ambiental James Balog usa câmeras com efeito time lapse para capturar as mudanças das geleiras do mundo com o passar dos anos. (Fonte: Netflix)

Disponível em: Netflix (legendado em português)
Duração: 1h15
Classificação: 14 anos
Dirigido por: Jeff Orlowsky

2- Cowspiracy – o segredo da sustentabilidade (2014)

O mais recente documentário sobre sustentabilidade, Cowspiracy mostra a agropecuária como o maior agravador das mudanças climáticas no planeta. O filme, produzido por Leonardo DiCaprio, questiona o silêncio de grandes organizações ambientalistas sobre o assunto e mostra os efeitos de uma dieta consumidora de carne.


Sinopse: Descubra como a agropecuária intensiva está dizimando os recursos naturais do planeta e por que essa crise tem sido ignorada por grandes grupos ambientalistas. (Fonte: Netflix)

3- Mission Blue (2014)

Apesar das notícias sobre a poluição marítima, talvez ainda não nos damos conta do tamanho do problema. O filme mostra como alguns lugares de vida marinha estão totalmente devastados e o tamanho do impacto das ações humanas no oceano, reforçando a necessidade de um equilíbrio.


Sinopse: Neste documentário, a oceanógrafa e ecoativista Sylvia Earle divulga as condições dos oceanos. Perecendo rapidamente devido à poluição, pesca predatória e acidificação, os oceanos caminham para uma catástrofe ecológica. (Fonte: Netflix) 


Disponível em: Netlifx (áudio original, legendado e dublado em português)
Duração: 1h34
Classificação: 10 anos
Dirigido por: Robert Nixon e Fisher Stevens

4- The Human Experiment (2013)

O último documentário da lista mostra a realidade chocante de centenas de produtos químicos não testados, mas que são vendidos e usamos diariamente em casa, no trabalho ou em nós mesmos. Coincidentemente, muitas doenças continuam a aumentar na população.

Sinopse: Documentário explora a questão da saúde humano através da análise de produtos químicos que são encontrados em produtos domésticos comuns de uso diário. Como esses produtos sem perigos aparentes são capazes de afetar na saúde humana? (Fonte: AdoroCinema)

Disponível em: Netflix (legendado em português)
Duração: 1h30
Classificação: 10 anos
Dirigido por: Dana Nachman e Don Hardy Jr.

Fonte: Impacto Ambiental

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *